A busca por uma qualificação profissional é uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho. Em 2025, o Colégio Técnico da UFMG (Coltec) abre um processo seletivo exclusivo para cursos noturnos, ofertando ao todo 72 vagas em áreas com alta demanda no mercado.
Com opções voltadas para Desenvolvimento de Sistemas e Biotecnologia, a oportunidade atende quem busca inserção rápida no mercado de trabalho, conciliando estudo e demais responsabilidades diárias.
Esses cursos técnicos subsequentes têm duração de dois anos e são reconhecidos pela sua proposta prática e sintética. Além disso, metade das vagas é reservada para políticas afirmativas, incluindo pessoas com renda familiar bruta de até um salário mínimo per capita.
A modalidade noturna permite que jovens e adultos possam investir no crescimento profissional sem comprometer a rotina de trabalho ou outros estudos diurnos.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Como funcionam as 72 vagas em cursos noturnos do Coltec
O Coltec está ofertando, para 2025, 36 vagas em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis, e 36 vagas em Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas. Esses cursos são direcionados para quem já concluiu ou está no último ano do Ensino Médio.
- Desenvolvimento de Sistemas: prepara para o mercado de tecnologia, ensinando linguagens de programação e técnicas para atuar como desenvolvedor ou coordenador de projetos.
- Biotecnologia: capacita para o setor de saúde, abrangendo desenvolvimento e análise de vacinas, kits de diagnóstico, atuação em laboratórios e indústrias do ramo.
 
Critérios para inscrição e seleção dos cursos noturnos
Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet pelo site da UFMG até 13 de novembro de 2025. É exigida conclusão ou matrícula no último ano do Ensino Médio, e a taxa de inscrição é de R$ 35,00.
Etapas do processo seletivo
- Avaliação curricular: análise da experiência e formação acadêmica, conforme ficha barema disponível no edital.
- Carta de intenções: texto que avalia motivação, clareza e coerência do candidato para realizar o curso.
As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e modalidades reservadas por cotas (escola pública, renda, cor/raça, quilombolas e pessoas com deficiência), conforme as legislações vigentes.
Como se preparar para o processo seletivo
O candidato deve organizar a documentação (histórico escolar, declarações e diplomas) e elaborar uma carta de intenções clara e objetiva. Recomenda-se atenção nas datas: inscrições até 13 de novembro de 2025. O resultado sai em 18 de dezembro de 2025.
Também é fundamental conhecer o edital na íntegra. Assim, evita-se perda de prazos e problemas por falta de documentação.
A seguir, conheça mais cursos:
Continue no portal Pensar Cursos e confira outros conteúdos.
 
			 
 
 

 
 

 
 
 

 
 

 
 
 
 


