Uso e diferenças dos quatro porquês: por que, porque, por quê ou porquê?

Na língua portuguesa, o uso dos “porquês” gera dúvidas em muitos falantes no dia a dia, mas também em contextos formais como provas de concursos e vestibulares. Isso acontece devido a essa palavra apresentar quatro formas de escrita: “por que”, “porque”, “por quê” e “porquê”. O que diferencia essas palavras influencia principalmente em seu contexto de uso.

Por isso, esse assunto já esteve presente em muitas provas de concursos, vestibulares e até mesmo no Enem. Nesse sentido, é necessário saber o uso correto dos quatro “porquês” tanto para o uso cotidiano, na escrita de mensagens curtas informais ou formais, como no e-mail, por exemplo, quanto para provas que exigem que o concurseiro ou vestibulando domine a norma padrão do português.

Pensando nisso, apresentamos a seguir os contextos de uso de cada um dos porquês, explicando a diferença entre eles. Confira a seguir e coloque seu conhecimento em prática!

 

O uso correto dos porquês exige que o falante saiba diferenciar os contextos de uso. Imagem: Reprodução/ Passei Direto
O uso correto dos porquês exige que o falante saiba diferenciar os contextos de uso. Imagem: Reprodução/ Passei Direto

Como usar os porquês?

Essas palavras são usadas na língua portuguesa em dois contextos principais: de pergunta e de resposta. Desse modo, seu objetivo é de questionar algo ou responder a um questionamento, especialmente com sentido de causa, motivo ou finalidade. No entanto, a depender do seu contexto e posição na oração, a palavra toma uma forma diferente. É sobre isso que falaremos a seguir.

Por que

O por que (separado e sem acento) tem caráter interrogativo. Desse modo, ele pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração. O seu principal uso está justamente em iniciar uma frase interrogativa, como nos exemplos a seguir:

  • Por que você chegou tarde ontem?
  • Por  que Marta não pôde sair com as irmãs?

Para substituir o por que separado e sem acento é possível usar “por qual motivo”, “por qual razão”, “pela qual”, por exemplo, tendo em vista que esse por que só deve ser usado para encabeçar uma pergunta.

Porque

Já o porque (junto e sem acento) é usado em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa, estando na maioria das vezes presente em uma resposta a uma pergunta feita anteriormente.

  • Me atrasei porque a avenida principal estava engarrafada.
  • Ela avisou que não poderia ajudar porque está em meio a uma mudança.

Por quê

O por quê (separado e com acento circunflexo) também é usado em contextos interrogativos, ou seja, para fazer perguntas. No entanto, ele está sempre ao final do questionamento,  seguido de ponto de interrogação, ou até mesmo de um ponto final. Veja os exemplos.

  • Você não comprou todos os itens da lista por quê?
  • Ele não veio à reunião. Por quê?

Porquê

Por fim, o porquê (junto e com acento) é usado unicamente como um substantivo, com sentido de “motivo” ou “razão”. Desse modo, pode estar em qualquer posição da oração desde que esteja substantivado, como nos seguintes exemplos:

  • O porquê eles romperam o noivado ninguém sabe.
  • Gostaríamos de saber o porquê da recusa ao nosso convite.

Questão comentada: UFPR – 2018

Para colocar em prática o que foi apresentado acima, trazemos uma questão do Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 2018. Confira a seguir!

Considere a seguinte tira de Armandinho:

Tirinha de Armadinho sobre o uso dos porquês.
Tirinha de Armadinho sobre o uso dos porquês. Imagem: Reprodução/ Info Enem

 

Com relação ao uso dos porquês, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

AlternativasPOR QUÊ – PORQUE – POR QUE – PORQUÊ.
(A) POR QUÊ – PORQUE – POR QUE – PORQUÊ.
(B) POR QUE – POR QUE – PORQUÊ – PORQUE.
(C) PORQUÊ – POR QUE – PORQUÊ – POR QUÊ.
(D) PORQUÊ – PORQUE – POR QUE – POR QUÊ.
(E) POR QUE – PORQUE – POR QUÊ – PORQUÊ.
Nessa questão, a alternativa correta é a “E”, pois no início  das perguntas devemos usar por que, enquanto o porque deve ser usado nas respostas. Já o por quê deve ser usado  somente no fim das perguntas e o porquê aparece na frase como um substantivo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.