Pé-de-Meia 2025: pagamentos da 3ª parcela seguem nesta terça (27); veja quem recebe

Pé-de-Meia: como funciona o programa de incentivo para estudantes do ensino médio e como aproveitar os benefícios

Um pequeno incentivo pode fazer uma enorme diferença na sua jornada, você já pensou sobre isso? O Pé-de-Meia foi criado para isso: ajudar estudantes do ensino médio a alcançar seus objetivos. Se você é estudante ou conhece alguém nessa fase, imagine poder contar com uma ajuda financeira para continuar os estudos e alcançar o tão sonhado diploma.

O programa, instituído pela Lei nº 14.818/2024, foi pensado para garantir que mais jovens se formem, com o apoio que a educação de qualidade tanto precisa.

Ao manter uma frequência mínima de 80% nas aulas, você pode garantir benefícios incríveis, incluindo uma ajuda mensal e até um bônus ao final do ano. Viu como pode ser uma virada de chave para quem está na luta pela educação? Saiba como ele funciona e como você pode aproveitar tudo isso.

Pensar Cursos

Quais os benefícios do programa Pé-de-Meia?

Agora, imagine receber até R$ 9.200 ao longo do ensino médio só por manter a frequência nas aulas e se envolver com atividades como o Enem. Isso é real, e pode ser seu! Além de ajudar nas despesas do dia a dia, o Pé-de-Meia também oferece isenção da taxa de inscrição do Enem, o que já é um grande alívio para quem está focado no ensino superior.

É um incentivo para que você, estudante, consiga se dedicar aos estudos sem se preocupar tanto com as questões financeiras. O programa não apenas fortalece o ensino médio, mas abre portas para o ensino superior. E quem não quer aproveitar essa chance, não é mesmo?

Estudantes em sala de aula, com a logo do programa Pé-de-Meia
Conheça os benefícios do programa Pé-de-Meia. imagem: Pensar Cursos

Como funcionam os pagamentos do Pé-de-Meia 2025?

Aquela sensação de dinheiro entrando na conta todo mês, não é? Parece bom, não é? Os pagamentos de 2025 já começaram e, para quem já está ansioso, nesta terça-feira,  27 de maio, a terceira parcela continua a ser liberada. O valor de cada parcela é de até R$ 225, o que pode ser uma excelente ajuda extra para muitos estudantes.

Agora, para organizar tudo direitinho, o cronograma de pagamentos é baseado no mês de nascimento dos alunos. Então, fique ligado nas datas para não perder nada:

  • Janeiro e Fevereiro: 26 de maio
  • Março e Abril: 27 de maio
  • Maio e Junho: 28 de maio
  • Julho e Agosto: 29 de maio
  • Setembro e Outubro: 30 de maio
  • Novembro e Dezembro: 2 de junho

Agora, que tal já se organizar para receber? Você pode até contar com esse dinheiro para algo que sempre quis fazer, ou quem sabe, para ajudar na compra de materiais escolares. E aí, o que pensa em fazer com essa ajuda extra?

Veja o vídeo a seguir sobre o calendário do Pé-de-Meia:

Como movimentar o dinheiro?

Para quem tem 18 anos ou mais, o processo é super fácil: é só usar o aplicativo Caixa Tem. Mas atenção, se você for menor de idade, o responsável legal precisará autorizar a movimentação. Essa autorização pode ser feita diretamente pelo app ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Fique tranquilo: o processo é simples e, se você tiver alguma dúvida, o MEC disponibiliza o aplicativo Jornada do Estudante, onde é possível consultar o status dos pagamentos e obter outras informações essenciais.

E se você ainda não acessou a conta?

Já pensou que pode estar com dinheiro esperando por você e não saber como acessar? Isso tem acontecido com muitos estudantes. Recentemente, o Ministério da Educação enviou mensagens para mais de 655 mil participantes do programa que ainda não haviam acessado suas contas. Se você está entre eles, não deixe de conferir a notificação e entender os próximos passos.

Ler atentamente essas orientações pode ser a chave para você garantir que o dinheiro chegue até suas mãos sem complicação.

Então, se você é beneficiário ou conhece alguém que pode aproveitar tudo o que o Pé-de-Meia tem a oferecer, fique de olho nas datas e orientações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.