Quando o tema é acesso à Carteira de Identidade, pode surgir logo uma pergunta: como facilitar esse processo tão necessário do dia a dia? Desde 2024, o documento evoluiu para a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já alcançou mais de 38 milhões de brasileiros.
Só nos primeiros dez meses deste ano, o número de emissões cresceu aproximadamente 60% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o governo federal.
A novidade é um novo mutirão de atendimento para emissão gratuita da CIN, agendado para os dias 26 e 27 de novembro. Descubra o que está acontecendo e como aproveitar todos os benefícios.
O que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?
A Carteira de Identidade Nacional é um documento único e padronizado em todo o país, substituindo o antigo RG. Além de inovar na segurança e na integração de dados, ela é o portal para diversos serviços públicos e benefícios sociais, simplificando o acesso e evitando problemas de documentação.
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Saiba mais sobre a CIN a seguir:
Vantagens de ter a Carteira de Identidade atualizada
Ter a nova CIN garante aos cidadãos:
- Mais segurança na identificação;
- Acesso facilitado a benefícios sociais e serviços como Saúde, Educação e INSS;
- Validade ajustada conforme a faixa etária:
- 0 a 12 anos (incompletos): validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos: validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
- Versão digital disponível diretamente no aplicativo gov.br.
Como acessar a versão digital da Carteira de Identidade
Após receber a versão física, basta baixar a CIN na plataforma gov.br: clique no ícone Carteira de Documentos e adicione o documento pelo CPF. Simples, prático e também aceito em diversas situações oficiais, inclusive viagens nacionais.
Feira ou mutirão para emissão da Carteira de Identidade: o que esperar?
Nos dias 26 e 27 de novembro, será promovido um mutirão especial em Itaparica, região metropolitana de Salvador, como parte da Caravana de Direitos Humanos. Essa ação conjunta com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) leva diversos serviços à população, com atenção especial às comunidades tradicionais e vulneráveis.
O que será oferecido no mutirão?
- Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- 2ª via de certidões;
- Passe Livre para Pessoas com Deficiência;
- Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Exame de DNA gratuito;
- Reconhecimento de paternidade;
- Cadastro no CadÚnico;
- Emissão de título de eleitor (1ª e 2ª via);
- Atendimento médico e odontológico;
- Pré-matrícula escolar e outros serviços essenciais.
Como participar do mutirão de Carteira de Identidade?
O atendimento do mutirão acontece no Fórum da Comarca de Itaparica, na Av. Beira Mar, nos dias 26 e 27 de novembro. Não é preciso pagar pela primeira via da CIN, e todos podem comparecer munidos de documentos de identificação antigos, certidão de nascimento ou casamento e CPF. A ação é aberta ao público, com prioridade às comunidades ciganas e vulneráveis do município.
Quem são os parceiros envolvidos?
Além da SJDH, o mutirão conta com Tribunal de Justiça da Bahia, Defensoria Pública, Ministério Público, TRE, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Instituto de Identificação Pedro Mello, prefeitura local e associações civis.
Capacitação e inclusão social durante o evento
No dia 27, gestores municipais vão participar de capacitação sobre o atendimento à população cigana. O encontro contará com especialistas e liderança da própria comunidade.
Ações integradas pelo interior da Bahia
A Caravana de Direitos Humanos já percorreu 30 cidades, atingindo milhares de pessoas com serviços que visam ao bem-estar e à cidadania. Só em 2025, a ação já somou mais de 31 mil atendimentos.
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