• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Dicas

Dúvidas de Português: “mão de obra” ou “mão-de-obra”?

Gorete Costa por Gorete Costa
7 de setembro de 2024, 10:09h
em Dicas, Português
Dúvidas de Português: "mão de obra" ou "mão-de-obra"?

Dúvidas de Português: "mão de obra" ou "mão-de-obra"? Imagem: Freepik

WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

A língua portuguesa está em constante evolução, e um dos principais desafios para quem a utiliza, seja em contextos formais ou informais, é se adaptar às mudanças de regras ortográficas. Um dos exemplos mais comuns de dúvida é sobre o uso do termo “mão de obra” ou “mão-de-obra”. Afinal, qual é a forma correta?

A origem da confusão: hífen ou não?

A dúvida sobre o uso correto de “mão de obra” ou “mão-de-obra” está diretamente relacionada à forma como as palavras compostas são estruturadas em português. Durante muito tempo, era comum encontrar a expressão escrita com hífen, como “mão-de-obra”. No entanto, as regras ortográficas passaram por atualizações, e uma das mudanças mais significativas ocorreu com o Acordo Ortográfico de 1990, que trouxe novas diretrizes sobre o uso do hífen.

Qual é o certo: “mão de obra” ou “mão-de-obra”?

A forma correta de se escrever, segundo a nova regra ortográfica, é mão de obra, sem hífen. Isso significa que a grafia “mão-de-obra” está incorreta e deve ser evitada em textos formais e oficiais.

O que significa o termo?

O termo “mão de obra” refere-se ao conjunto de trabalhadores, ou seja, à força de trabalho disponível para realizar determinada atividade. É  utilizado em contextos econômicos, empresariais e profissionais, para se referir tanto à quantidade quanto à qualidade de trabalhadores disponíveis para realizar um serviço ou tarefa.

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Por exemplo, quando dizemos que “a mão de obra é qualificada”, estamos afirmando que os trabalhadores possuem as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de maneira eficiente. Da mesma forma, a expressão “mão de obra barata” refere-se a trabalhadores que são pagos com salários mais baixos em comparação a outros contextos.

Exemplos de uso de “mão de obra” em frases:

  • A empresa contratou mão de obra especializada para o projeto.
  • A construção atrasou devido à falta de mão de obra qualificada.
  • O custo da mão de obra subiu consideravelmente nos últimos anos.
Dúvidas de português: auto-escola ou autoescola?
O hífen é um sinal gráfico de pontuação usado na Língua Portuguesa. Imagem: Academia Brasileira de Letras.

Por que “mão de obra” não leva mais hífen?

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o uso do hífen foi modificado em várias expressões compostas. Uma das principais alterações diz respeito às locuções, ou seja, grupos de palavras que, juntas, formam uma única ideia. No caso de “mão de obra”, temos uma locução substantiva, onde “mão” e “obra” são ligados por uma preposição (de).

De acordo com as novas regras, não se utiliza mais o hífen em locuções formadas por substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio ligadas por preposição. Isso significa que expressões como “mão de obra”, que são formadas por um substantivo (“mão”), seguido de uma preposição (“de”) e outro substantivo (“obra”), não precisam mais do hífen para serem corretamente escritas.

Você TambémPode Gostar

Calendário de mesa com despertador e pino vermelho marcando um feriado prolongado, simbolizando as oportunidades de "feriadões" em 2026 no Brasil.

Feriados de 2026: quantas folgas prolongadas o ano promete?

1 de dezembro de 2025, 16:39h
Mãos segurando smartphone com imagem da Carteira de Identidade Digital do Rio de Janeiro

Como utilizar a Carteira de Identidade no celular: saiba o que fazer para ter o documento digital

27 de novembro de 2025, 08:39h
Mulher de negócios negra e sorridente, vestindo um blazer cinza claro, sentada em frente a um laptop prateado em um escritório doméstico bem iluminado. Ela apoia o queixo nas mãos, olhando para o lado, refletindo sobre estratégias de negócios e o futuro empreendedor.

Deixar o emprego para empreender: por onde começar em 2026?

25 de novembro de 2025, 14:39h

Outros exemplos de expressões sem hífen:

Assim como “mão de obra”, existem várias outras expressões em português que, de acordo com as novas regras, não levam mais o hífen. Confira alguns exemplos:

  • Lua de mel (não mais “lua-de-mel”)
  • Fim de semana (não mais “fim-de-semana”)
  • Dona de casa (não mais “dona-de-casa”)
  • Faz de conta (não mais “faz-de-conta”)
  • Dia a dia (não mais “dia-a-dia”)
  • Sala de jantar (não mais “sala-de-jantar”)
  • Quartas de final (não mais “quartas-de-final”)
  • Boca de urna (não mais “boca-de-urna”)
  • Café com leite (não mais “café-com-leite”)
  • Queda de braço (não mais “queda-de-braço”)
  • Cão de guarda (não mais “cão-de-guarda”)
  • Pai de santo (não mais “pai-de-santo”)

Quando o hífen é usado em palavras compostas?

Embora muitas locuções não utilizem mais o hífen, ainda existem casos em que ele é necessário. Algumas regras gerais sobre o uso do hífen incluem:

  1. Palavras compostas sem preposição: O hífen continua sendo usado em palavras compostas que não possuem uma preposição entre os termos, como “guarda-chuva”, “para-brisa”, “porta-retrato” e “beija-flor”.
  2. Palavras compostas com termos repetidos: Quando a composição é formada por dois termos repetidos, como “tique-taque”, “pingue-pongue” e “reco-reco”, o hífen permanece.
  3. Palavras formadas por prefixos: Em palavras compostas formadas por prefixos, o uso do hífen depende da letra que inicia o segundo termo. Por exemplo, o hífen é usado em palavras como “anti-inflamatório” (prefixo “anti-” seguido de vogal) e “sub-bibliotecário” (prefixo “sub-” seguido de consoante). No entanto, não se usa o hífen em palavras como “antibiótico” (prefixo “anti-” seguido de consoante diferente de “h”).

Essas regras fazem parte de uma série de mudanças ortográficas introduzidas com o Acordo Ortográfico, e é importante conhecê-las para utilizar a língua portuguesa de forma adequada.

Tags: duvidasdúvidas de portuguêsmão de obra
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

Concurso CREF7/DF: edital publicado abre 45 vagas e oferta salários de até R$ 4.700,00

Próximo Post

“Afim” ou “a fim”: qual é a forma correta?

Gorete Costa

Gorete Costa

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Gorete Costa é especialista em comunicação, atuando como radialista em programas jornalísticos e de entretenimento, além de produção e revisão de textos informativos para sites e blogs.

PostsRelacionados

Calendário de mesa com despertador e pino vermelho marcando um feriado prolongado, simbolizando as oportunidades de "feriadões" em 2026 no Brasil.
Curiosidades

Feriados de 2026: quantas folgas prolongadas o ano promete?

1 de dezembro de 2025, 16:39h
Mãos segurando smartphone com imagem da Carteira de Identidade Digital do Rio de Janeiro
Dicas

Como utilizar a Carteira de Identidade no celular: saiba o que fazer para ter o documento digital

27 de novembro de 2025, 08:39h
Mulher de negócios negra e sorridente, vestindo um blazer cinza claro, sentada em frente a um laptop prateado em um escritório doméstico bem iluminado. Ela apoia o queixo nas mãos, olhando para o lado, refletindo sobre estratégias de negócios e o futuro empreendedor.
Dicas

Deixar o emprego para empreender: por onde começar em 2026?

25 de novembro de 2025, 14:39h
Mulher jovem e sorridente com óculos segurando um laptop cinza, fazendo gesto de comemoração com o punho.
Atualidades

Curso de Informática para Concursos: preparação gratuita e completa rumo à sua aprovação!

21 de novembro de 2025, 13:39h
Mulher segurando sacolas de compras da Black Friday, incluindo uma com o rótulo 'SALE' e outra com 'BLACK FRIDAY', destacando o frenesi de compras de beleza e os riscos de fraude.
Dicas

Black Friday: produtos de beleza atraem mais golpes! Como não cair em armadilhas

20 de novembro de 2025, 13:39h
Jovem estudante pensativa, com óculos e caderno, representando a dúvida sobre a forma correta do plural de "mau-caráter".
Curiosidades

Como se diz mau-caráter no plural? Veja a forma correta

19 de novembro de 2025, 19:39h
Próximo Post
Expressões “afim” e “a fim”

“Afim” ou “a fim”: qual é a forma correta?

Teste de ilusão de ótica do foguete

Teste de ilusão de ótica do foguete: encontre o foguete de brinquedo em menos de 10 segundos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Tela de autoatendimento da CAIXA com opções de saque e notas de dinheiro ao lado.

R$ 6.220 disponíveis: veja quem foi aprovado pela CAIXA para solicitar o valor a partir de hoje (03/12)

3 de dezembro de 2025, 12:39h
Jovem com mochila amarela apontando para logo Pé de Meia e cédulas de 100 reais ao fundo

Pé-de-Meia de dezembro: quando e quanto você vai receber?

3 de dezembro de 2025, 11:59h
Mulher sorridente mostra a nova identidade brasileira oficial.

Carteira de Identidade: lista de brasileiros que já podem pegar novo RG está disponível

3 de dezembro de 2025, 11:19h
Mulher sorridente com camiseta branca segurando e apontando para uma nova identidade em fundo amarelo

Emissão da nova Carteira de Identidade: veja o passo a passo para agendar seu atendimento nos postos

3 de dezembro de 2025, 10:39h
Fachada da Previdência Social com notas de cem e duzentos reais

INSS 03/12: veja quem recebe pagamentos nesta quarta-feira

3 de dezembro de 2025, 09:59h
Aperto de mão entre uma mão humana e um braço robótico branco, simbolizando a parceria entre humanos e Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho e as profissões impulsionadas pela tecnologia.

Profissões que a Inteligência Artificial impulsiona — e não exclui!

3 de dezembro de 2025, 09:30h
Cadernos de prova do Enem com material de estudo e mão escrevendo.

Resultado do Enem 2025 sai em janeiro: incentivo Pé-de-Meia de R$ 200 será pago nesta data também?

3 de dezembro de 2025, 09:19h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.