Quer se tornar um especialista em anotações? Estude com o método Cornell

A técnica de estudo foi desenvolvida em 1940

A arte de estudar não se resume apenas à leitura de livros e à realização de exercícios. Envolve também técnicas poderosas de anotação, e é aí que entra o Método Cornell. Nesta matéria, vamos explorar esse método, entender suas vantagens e aprender como aplicá-lo em nossa rotina de estudos.

Entendendo o Método Cornell

O Método Cornell é uma técnica de anotação desenvolvida na década de 1940 pelo professor Walter Pauk, da Universidade de Cornell. O objetivo desse método é transformar a anotação de notas em um processo mais ativo e eficiente, estimulando a mente de diferentes maneiras e promovendo a retenção de conhecimento a longo prazo.

A técnica é dividida em três partes principais: anotações, perguntas e resumo. Cada uma dessas partes desempenha um papel importante no processo de estudo e ajuda a tornar as anotações mais efetivas.

Anotações

O primeiro passo do Método Cornell é a parte de anotações. Nesta etapa, o estudante anota as informações principais do conteúdo que está estudando. É recomendável fazer isso durante a leitura ou logo após, para garantir que a informação esteja fresca na mente.

As anotações devem ser concisas e focadas nos pontos principais. Evite copiar o texto literalmente, mas em vez disso, tente reformular o conteúdo com suas próprias palavras. Isso ajuda a melhorar a compreensão e a retenção do material.

Perguntas

A segunda parte do Método Cornell envolve a criação de perguntas. Depois de fazer as anotações, o estudante deve revisá-las e criar perguntas com base nas informações anotadas. Essas perguntas servem como uma forma de revisão e ajudam a consolidar o conhecimento.

Resumo

A terceira e última parte do Método Cornell é o resumo. Nesta etapa, o estudante deve criar um breve resumo das anotações e perguntas. Esse resumo deve ser feito em suas próprias palavras e deve capturar os pontos principais do material de estudo.

O resumo ajuda a revisar o conteúdo e a consolidar o conhecimento. Além disso, é uma ótima ferramenta para revisões futuras, pois permite revisar rapidamente os pontos principais sem ter que reler todo o material.

Como Aplicar o Método Cornell

Agora que entendemos o que é o Método Cornell e como ele funciona, vamos aprender a aplicá-lo. Aqui estão algumas dicas para você começar:

  1. Prepare seu material de estudo: Antes de começar, organize seu material de estudo. Isso pode incluir livros, artigos, slides de apresentação, vídeos, entre outros.
  2. Divida sua página em três seções: A primeira seção, no topo da página, é para anotações. A segunda seção, no meio, é para perguntas. E a terceira seção, na parte inferior, é para o resumo.
  3. Comece com as anotações: Durante a leitura ou após a leitura do material de estudo, faça suas anotações na primeira seção. Lembre-se de focar nos pontos principais e de reformular o conteúdo com suas próprias palavras.
  4. Crie perguntas: Após fazer as anotações, revise-as e crie perguntas com base nas informações anotadas. Escreva essas perguntas na segunda seção.
  5. Faça o resumo: Por fim, crie um breve resumo das anotações e perguntas na terceira seção. Use suas próprias palavras e tente capturar os pontos principais do material de estudo.
  6. Revise regularmente: A chave para o sucesso com o Método Cornell é a revisão regular. Reserve um tempo para revisar suas anotações, perguntas e resumos regularmente. Isso ajudará a consolidar o conhecimento e a prepará-lo para o dia do teste.

O Método Cornell é uma técnica poderosa de anotação que pode transformar a maneira como você estuda. Com um pouco de prática, você pode tornar suas sessões de estudo mais ativas, eficientes e produtivas. Então, da próxima vez que você pegar seu material de estudo, por que não experimentar o Método Cornell? Você pode se surpreender com os resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.