A ansiedade para quem depende dos pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é grande, especialmente com a aproximação de uma nova rodada de depósitos. A partir do dia 26 de janeiro de 2026, aposentados, pensionistas e beneficiários de diversos auxílios já podem conferir as datas certas dos pagamentos liberados ao longo da semana.
Descobrir se você está entre os contemplados é simples — basta ter em mãos o cartão de benefício e entender o calendário oficial do INSS, que define quem pode sacar valores como aposentadoria, pensão por morte e auxílios sociais neste início de ano.
Veja como fazer a consulta on-line, entenda os detalhes do calendário INSS e saiba quais finais de benefício garantem o dinheiro em conta ainda nesta semana.
Como funciona o calendário de pagamentos do INSS?
O calendário do INSS já está disponível e traz datas específicas para cada grupo de beneficiários. Quem recebe até um salário mínimo tem prioridade nos primeiros dias, enquanto pagamentos acima do piso nacional seguem um cronograma diferente.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
O INSS ainda faz a separação pelo final do número do benefício, facilitando a organização e evitando filas.
Identificando sua data de pagamento
Para saber o dia exato, verifique o número final do cartão de benefício. Considere apenas o último algarismo antes do traço (hífen). Dessa forma, quem tem benefício 0104-7, por exemplo, considera o 4 como final.
A sequência dos pagamentos segue de acordo com essa identificação.
Quem recebe o pagamento do INSS entre 26 e 30 de janeiro?
Nesta semana, o INSS começa a liberar valores para quem tem benefício de até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.621,00. Os depósitos de janeiro para esses casos vão de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.
Entre os dias 26 e 30 os segurados dos finais 1 a 5 recebem seu pagamento.
Já beneficiários que recebem acima do salário mínimo terão os depósitos iniciados apenas em fevereiro, conforme datas divulgadas.
Como consultar seu extrato INSS e confirmar a data do saque
É fundamental consultar o extrato do INSS antes de ir ao banco. A consulta pode ser feita de duas maneiras simples:
- No site ou aplicativo Meu INSS, acessando o serviço “Extrato de Pagamento”;
- Pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
No extrato, além da data exata da liberação, também aparecem informações detalhadas sobre valores, descontos eventuais e qual amparo social foi concedido.
Principais etapas para receber o benefício
Quem já está cadastrado e teve o benefício aprovado não precisa tomar nenhuma ação adicional. Basta fazer a consulta para confirmar a data, comparecer a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil (de acordo com o cartão) e fazer o saque INSS a partir do primeiro dia permitido ao seu final de benefício.
Requisitos para receber
- Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio do INSS;
- Manter cadastro atualizado e benefício ativo;
- Ter cartão de benefício em mãos ou acesso ao Meu INSS;
- Comparecer de acordo com o calendário divulgado.
Tabela: datas de pagamento em janeiro de 2026

Dica importante: evite filas e atrasos no saque INSS
Para facilitar o recebimento, confira seu saldo antecipadamente no extrato INSS digital. Compareça na data correta, levando documento com foto.
Esteja atento às datas de janeiro e fevereiro para assegurar que cada centavo do seu direito esteja disponível no momento certo.
Para continuar acompanhando as principais atualizações sobre previdência, guias de benefícios e novidades do mundo do trabalho, acesse diariamente o Blog Pensar Cursos!
Para mais informações sobre os pagamentos do INSS, assista ao vídeo abaixo:











