O Fies 2026 chega com oportunidades para quem deseja financiar um curso superior em faculdade particular no próximo ano. O programa do governo federal, voltado principalmente para estudantes de baixa renda, já tem calendário definido para a seleção do primeiro semestre: as inscrições estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, totalmente gratuitas, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o site oficial do Fies.
Além de garantir o acesso à faculdade, o Fies proporciona condições específicas para candidatos, um calendário bem definido e regras claras para classificação e resultado. A seguir, entenda quem pode participar, como fazer a inscrição, quais documentos são necessários e os próximos passos até o início das aulas.
Quem pode participar do Fies?
Para se inscrever, o candidato precisa cumprir critérios definidos no edital do Fies 2026, publicado pelo MEC. Confira se você se encaixa nos requisitos:
- Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010;
- Ter média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos;
- Não ter zerado a prova de redação do Enem;
- Ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863, em 2026).
Se você já concluiu o ensino superior ou já foi beneficiado anteriormente pelo Fies, poderá concorrer, mas terá prioridade menor na classificação, conforme as regras do edital.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Como funciona o calendário do Fies?
Fique atento ao calendário do Fies 2026 para não perder os prazos:
- Inscrição: 3 a 6 de fevereiro de 2026, no Portal Único do Fies;
- Divulgação do resultado: 19 de fevereiro de 2026;
- Complementação da inscrição para pré-selecionados: 20 a 24 de fevereiro de 2026.
As vagas são distribuídas conforme o semestre de entrada no curso: primeiro semestre com 67.301 vagas e segundo semestre com 44.867 vagas. Todas as etapas estão detalhadas no edital do Fies.
Como se inscrever no Fies 2026?
O processo de inscrição do Fies é online, fácil e sem taxas. Veja o passo a passo:
- Acesse o site oficial do Fies no período de 3 a 6 de fevereiro de 2026;
- Crie uma conta usando seu CPF e preencha os dados solicitados;
- Informe as opções de curso e faculdade de sua preferência;
- Envie a inscrição e aguarde o resultado.
Após ser pré-selecionado, é preciso complementar informações entre 20 e 24 de fevereiro. Nessa etapa, o candidato apresenta documentos que comprovam renda e, se necessário, dos demais membros da família.
Entenda o processo de classificação e resultado do Fies 2026
A seleção segue uma ordem de prioridade, de acordo com o desempenho no Enem, grupo de vaga e histórico de participação no Fies:
- Candidatos que nunca concluíram graduação e nunca usaram o Fies.
- Quem não concluiu graduação, foi beneficiado pelo Fies no passado e já quitou o contrato.
- Graduados que nunca usaram o financiamento.
- Graduados que tiveram Fies e quitaram a dívida.
O resultado do Fies será divulgado em chamada única no dia 19 de fevereiro. Quem não for selecionado imediatamente entrará automaticamente em uma lista de espera para possíveis vagas não ocupadas. O candidato só será pré-selecionado em uma das opções de curso cadastradas.
Principais dúvidas sobre o edital do Fies 2026 e documentação
O edital do Fies divulgado pelo MEC traz todos os detalhes do processo, incluindo os tipos de vagas, critérios para bolsas parciais e integrais, documentos obrigatórios e esclarecimentos sobre o prazo para apresentar comprovantes na faculdade escolhida.
- Documentos básicos: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda familiar.
- Outros documentos podem ser solicitados pela faculdade.
- Toda a documentação deve ser apresentada na instituição selecionada dentro do prazo que será informado após a pré-seleção.
Caso perca algum prazo ou não consiga comprovar as informações, o candidato perde a vaga e o financiamento segue para o próximo da lista.
Não perca o período de inscrições entre 3 e 6 de fevereiro e certifique-se de ter toda a documentação em mãos para a etapa de complementação. Para acompanhar atualizações em tempo real sobre o calendário, dicas para a inscrição e outros programas educacionais, acesse o Blog Pensar Cursos.











