Estes brasileiros podem solicitar PIX de até R$ 2.424,11 pelo App Carteira de Trabalho Digital

Descubra se você tem direito e solicite hoje mesmo!

Boas notícias! Você sabia que alguns trabalhadores brasileiros podem ter acesso a um benefício de até R$ 2.424,11? Isso mesmo! Esse valor pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A seguir, você vai conferir quem tem direito, como fazer a solicitação e quais são os critérios exigidos. Fique por dentro e entenda todos os detalhes!

O que é o benefício que paga até R$ 2.424,11?

O benefício que paga até R$ 2.424,11 é um benefício destinado a trabalhadores que foram dispensados sem justa causa conhecido como seguro-desemprego. Ele tem como objetivo oferecer um pagamento temporário enquanto a pessoa busca uma nova colocação no mercado de trabalho.

O valor do benefício varia de acordo com a média salarial do trabalhador e pode ser solicitado em diferentes situações.

Como funciona o cálculo do benefício?

O valor do seguro-desemprego é definido com base na média dos salários dos últimos meses de trabalho. Em 2025, o seguro-desemprego contará com parcelas que variam entre R$ 1.518,00, como valor mínimo, e R$ 2.424,11, como valor máximo. Ou seja, o montante que cada pessoa recebe varia conforme sua faixa salarial, podendo ser um valor fixo ou proporcional à média dos rendimentos anteriores.

Faixas de cálculo

Faixa de salário médio e forma de cálculo do seguro-desemprego:

  • Até R$ 2.138,76: o trabalhador recebe 80% do valor da sua média salarial.
  • Entre R$ 2.138,77 e R$ 3.564,96: calcula-se 50% sobre o valor que exceder R$ 2.138,76, somado a R$ 1.711,01.
  • Acima de R$ 3.564,96: a parcela será fixa, no valor de R$ 2.424,11.

Quem tem direito ao benefício?

Caro leitor, você pode estar se perguntando se tem direito a esse benefício. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos. Veja quais são eles.

Requisitos para solicitação

  • Ter sido desligado do emprego sem justa causa.
  • Estar em situação de desemprego no momento em que fizer a solicitação.
  • Ter recebido remuneração de empresa ou de pessoa equiparada à pessoa jurídica durante os últimos 18 meses, respeitando os seguintes critérios:
    • No mínimo 12 meses de trabalho para a primeira solicitação do benefício;
    • Pelo menos 9 meses de trabalho para a segunda solicitação;
    • Mínimo de 6 meses de atividade para as demais solicitações.
  • Não possuir outra fonte de renda suficiente para garantir a própria manutenção e a da família.
  • Não estar em gozo de outro benefício previdenciário, com exceção de pensão por morte ou auxílio-acidente.

Como solicitar o benefício?

Agora que você já sabe se tem direito ao seguro-desemprego, é hora de entender como fazer a solicitação. O processo é simples e pode ser realizado de diferentes maneiras.

Pessoa acessando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no celular para solicitar o seguro-desemprego.
Solicitação do seguro-desemprego pelo app Carteira Digital. Imagem: Agência Brasil

Passo a passo para a solicitação

  1. Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital: Se você ainda não tem o aplicativo, faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
  2. Realize o cadastro: Caso ainda não tenha uma conta, será necessário criar um perfil com seus dados pessoais.
  3. Solicite o benefício: No menu do aplicativo, busque pela opção de solicitação do seguro-desemprego e siga as instruções.
  4. Documentação necessária: Tenha em mãos documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de trabalho e comprovantes de renda, se necessário.
  5. Acompanhe o status: Após a solicitação, você poderá acompanhar o andamento do seu pedido diretamente pelo aplicativo.

É possível ainda fazer a solicitação do benefício presencialmente nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), nos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou pelo site do GOV.BR.

Dicas para facilitar a solicitação

  • Verifique seus dados: Antes de enviar a solicitação, confira se todas as informações estão corretas.
  • Mantenha a documentação organizada: Tenha todos os documentos necessários prontos para evitar atrasos.
  • Acompanhe o prazo: Fique atento ao prazo de resposta do órgão responsável para não perder a oportunidade de receber o benefício.

O que fazer se a solicitação for negada?

Se o seu pedido de seguro-desemprego for negado, você tem o direito de entrar com um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, solicitando uma nova análise do caso.
O prazo para fazer essa solicitação é de até 120 dias a partir da data em que você foi informado sobre o indeferimento.

Para mais informações, acesse o portal do Governo Federal sobre o seguro-desemprego.

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