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Enem: Como evitar o desânimo dos últimos meses de preparação

[Enem: Como evitar o desânimo dos últimos meses de preparação]

O ano letivo foi atípico para os estudantes brasileiros e isso dificultou ainda mais o processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após meses de aula remotas,o retorno presencial ainda é incerto.

A isso se soma a chegada dos últimos meses antes do Enem, previsto para janeiro e fevereiro de 2021. É comum que o candidato se sinta desmotivado nesse contexto. Por esse motivo, apresentamos três dicas para você evitar o desânimo dos últimos meses de estudo. 

Relembre seus objetivos dia após dia

Uma das melhores maneiras de evitar o desânimo na última etapa dos estudos é manter o foco nos seus objetivos. Então busque relembrar todos os dias para si mesmo o porquê você precisa estudar e quais metas alcançará ao final do processo. É preciso pensar positivamente e internalizar que por meio dos estudos você alcançará o curso que deseja, por exemplo.

Pratique exercícios físicos

O sedentarismo não é positivo para os estudos em nenhum momento, seja nos primeiros ou nos últimos meses de preparação. Desse modo, evite o máximo ter comportamento sedentário. Ao praticar exercícios físicos, seu corpo libera endorfina. Essa substância natural estimula a sensação de bem-estar, de conforto e melhora estado de humor e alegria. Não é preciso correr uma maratona ou dispensar duas horas diárias para o exercício físico. De acordo com especialistas meia hora diariamente já ajuda o seu desempenho nos estudos.

Se permita descansar

Por fim, lembre-se de que, como qualquer outro ser humano, você precisa descansar. É comum chegar ao estado máximo de estresse em períodos preparatórios para exames como o Enem e demais vestibulares. Nesse sentido, para evitar o estresse e o desânimo, você precisa se permitir momentos de descanso e lazer. Dê prioridade ao seu sono e não deixe de lado a sua diversão. Para se manter bem nos estudos, principalmente na reta final, é preciso cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental.

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