Diversas profissões têm direito a saque de até um salário mínimo; pagamento em breve
Saque será liberado para trabalhadores de diversas profissões; confira!

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho mundial está vivenciando uma transformação gigantesca. Profissões, anteriormente consagradas, hoje estão perdendo espaço. Em contrapartida, ocupações antes inimagináveis, estão surgindo e se tornando as mais rentáveis.
Para se ter uma dimensão do quanto as novas tecnologias, sobretudo a Inteligência Artificial (IA), irão mudar o mercado de trabalho, preste atenção neste dado: estudos apontam que 85% das profissões que existirão em 2030, ainda não foram criadas.
A IA trouxe uma mudança que sequer bateu à porta ou pediu licença. Ela veio, modificou a relação com o trabalho, está reestruturando carreiras, mudando empresas, exigindo adaptação, forçando aprendizado contínuo e, não: ela não veio prejudicar. Ela veio somar! Por que? É simples: enquanto algumas profissões podem desaparecer, muitas outras estão e continuarão surgindo!
Lembre-se: essa transformação trará muitas oportunidades! Mas, o que isso tem a ver com o título desta matéria? Quais são as profissões que poderão receber até um salário mínimo em breve? Tudo está detalhado abaixo para você! Continue na leitura!
Quais profissões têm direito ao saque de até um salário mínimo?
Sobre os pagamentos de até R$ 1.518,00, trabalhadores de todas as profissões poderão receber em breve, exatamente no dia 15 de agosto, último pagamento do benefício em 2025. Para ter direito ao valor, o ramo ou a profissão do trabalhador não são considerados.
Segundo a CAIXA, para ter direito, é necessário:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (para 2025, o ano-base é 2023);
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Para receber no dia 15 de agosto, além de cumprir todas as regras acima, o trabalhador deverá ter nascido nos meses de novembro ou dezembro, conforme calendário estabelecido pelo Governo Federal.
O valor máximo é de um salário mínimo, mas varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.
Como posso ter acesso ao valor?
Com relação às formas de pagamento do PIS/Pasep, é bem simples. O crédito será feito de forma prioritária nas contas da CAIXA, caso o trabalhador tenha conta corrente ou poupança e ainda, conta digital. Uma outra opção é através do App Caixa Tem, por meio de uma conta poupança social digital, aberta de forma automática pelo banco. E se eu não tiver conta na CAIXA? O que eu faço?
Se você não possui conta na CAIXA, não se preocupe. Existe ainda a opção de ter acesso ao valor nas agências, lotéricas, autoatendimento, CAIXA Aqui, bem como outros canais de pagamentos oferecidos pela CAIXA.
A quarta opção é através do Banco do Brasil. Neste caso, o repasse será feito dando prioridade ao crédito em conta bancária, transferência via TED, via PIX ou presencial nas agências.
Aqui no Pensar Cursos, você confere conteúdos atualizados sobre direitos do trabalhador e benefícios sociais.
Existe prazo para saque do valor?
Se você se enquadra nas regras, fique atento, pois existe um prazo para realização do saque do abono salarial PIS/Pasep. O valor poderá ser sacado até 29 de dezembro de 2025, de acordo com o governo federal. Mais informações podem ser obtidas através dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, através do telefone 158.
Como consultar se tenho direito ao valor?
Quem tiver dúvidas se pode receber ou não, deve realizar a consulta de forma simples e rápida, através dos seguintes canais:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
- Portal gov.br;
- Central Alô Trabalho: telefone 158;
- Agências das Superintendências Regionais do Trabalho.
Não deixe de consultar sua situação, seguir as orientações e, principalmente, investir em sua capacitação para se destacar nesse mercado em constante evolução.