Quando abordamos o processo de alfabetização, exploramos diversas áreas de aprendizagem, incluindo a consciência silábica, que envolve a habilidade da criança em reconhecer e manipular as sílabas das palavras; no entanto, para desenvolver esse aspecto de maneira abrangente e eficaz, é fundamental que a criança primeiro compreenda o conceito de palavra.
Isso significa que o trabalho com consciência silábica só deve começar após o aluno ter aprendido que palavras podem ser pequenas, médias ou grandes, e que é possível dividi-las em sílabas.
Consciência silábica
Essa habilidade é crucial para o sucesso da alfabetização, pois permite que as crianças percebam que as sílabas são formadas por sons e que as palavras escritas correspondem à linguagem falada. Neste artigo, abordaremos as principais questões sobre o tema e forneceremos orientações para desenvolver a consciência silábica.
Os métodos de alfabetização evoluem constantemente à medida que novos estudos, abordagens e descobertas surgem; no entanto, é crucial focar no que é essencial para o aprendizado efetivo da leitura e escrita pelas crianças.
Neste contexto, a prática pedagógica em sala de aula deve ser direcionada com clareza de objetivos e mediação adequada para um planejamento educacional mais eficaz e estruturado. Isso é fundamental para garantir que as atividades destinadas ao desenvolvimento da consciência sejam abordadas de maneira que permitam às crianças compreender a estrutura silábica das palavras de forma significativa.
Para desenvolver a consciência silábica, existem diversas atividades eficazes:
Contagem de sílabas: utilizando dedos, palmas das mãos, bolinhas ou até mesmo massinha de modelar, é possível garantir que as crianças não percam a conta das sílabas das palavras.
Variação da posição da sílaba: realizar exercícios onde a mesma palavra é apresentada com a sílaba inicial, medial e final, ajuda a criança a perceber como as sílabas se comportam em diferentes partes da palavra.
Jogos de batalha de sílabas: envolver as crianças em competições onde precisam identificar e contar o número de sílabas em palavras diversas, com a recompensa para quem conseguir identificar a palavra com o maior número de sílabas.
Manipulação de sílabas: proporcionar atividades que envolvam a adição ou subtração de sílabas para formar novas palavras, como transformar “mala” em “bala”.
É fundamental ressaltar que o aprendizado é mais eficaz quando apresentado de maneira lúdica e envolvente para as crianças. Investir em jogos e brincadeiras não apenas torna o processo educativo mais agradável, mas também pode acelerar o progresso e melhorar os resultados de aprendizagem.
Consciência silábica: definição, propósito e como desenvolver (Foto: Unsplash).
E o método silábico?
Grande parte das pessoas ainda confunde consciência silábica com o método silábico, mas esses conceitos são distintos. Ela se desenvolve após a compreensão da relação entre a escrita e os sons falados, envolvendo a manipulação das sílabas.
Por outro lado, o método silábico se concentra no uso limitado de sílabas para facilitar o aprendizado da leitura e escrita. Amplamente utilizado nas salas de aula durante a alfabetização, ele emprega fichas de leitura e famílias silábicas como estratégia didática.
No entanto, o uso exclusivo desse método pode resultar na dificuldade dos alunos em compreender textos complexos e em utilizar sílabas mais elaboradas. Isso ocorre porque a ênfase nas estruturas canônicas, como consoante + vogal, pode negligenciar outros aspectos fundamentais do processo de alfabetização.
Assim, simplesmente memorizar as famílias silábicas não promove o pleno desenvolvimento da consciência. Muitas vezes, isso não capacita a criança a compreender ou a manipular as palavras de forma fonologicamente consciente.
E a consciência fonêmica?
Elas estão intimamente relacionadas no processo de desenvolvimento da alfabetização. A consciência silábica refere-se à habilidade de identificar e manipular partes sonoras em uma palavra, como sílabas ou partes de sílabas. Por exemplo, reconhecer que a palavra “gato” é composta pelas sílabas “ga” e “to”.
Por outro lado, a consciência fonêmica é a habilidade de discernir e manipular os fonemas individuais em palavras faladas. Um fonema é a menor unidade sonora que pode distinguir significados em uma língua (por exemplo, os sons /g/, /a/, /t/, /o/ em “gato”).
A consciência silábica geralmente precede o desenvolvimento da fonêmica.
Formada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UFRN desde 2021, atuo como escritora de contos e de romances há mais de uma década e, por isso, também trabalho como ghostwriter. Sempre lado a lado com a escrita, estou presente no ramo de revisão, redação e edição de textos.
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