Como descobrir se meu nome está SUJO pela internet? Saiba como ver se seu CPF está negativado 

Problemas para obter crédito e dificuldade em conseguir financiamentos são algumas desvantagens de ter o nome negativado.

Problemas financeiros, reflexos da pandemia, desemprego e outros fatores estão prejudicando as finanças de muitas famílias. Isso tem levado um número crescente de pessoas a ficarem com o chamado “nome sujo”, ou seja, com seus nomes incluídos nas listas de inadimplentes do Serasa, SPC e outras empresas de proteção ao crédito. Em alguns casos, o CPF fica negativado devido ao esquecimento de pagamento de contas.

Contudo, saiba que é fácil verificar se você está nessa situação. Basta consultar gratuitamente seu CPF nos sites das agências de crédito ou em empresas que oferecem o serviço de consulta.

No entanto, ter o nome sujo impede que a pessoa realize diversas atividades, como obter empréstimos, conseguir cartões de crédito, fazer financiamentos, alugar imóveis, entre outras coisas.

Portanto, se você não costuma verificar se seu nome está no SPC/Serasa e não tentou realizar essas atividades recentemente, pode estar negativado sem saber. Entretanto, é importante destacar que a negativação não ocorre imediatamente. Antes de incluir um CPF na lista de devedores, as empresas costumam enviar avisos ao consumidor informando que a dívida precisa ser quitada. Veja maiores detalhes a seguir.

Veja também: Pague suas DÍVIDAS com essa MOEDA! Ela vale R$8.5 MIL

O que acontece se meu CPF estiver negativado?

Estar com o nome negativado significa que o nome de alguém está registrado no Serasa ou no SPC, que são órgãos de proteção ao crédito. Isso acontece quando uma dívida não é paga dentro do prazo estipulado.

Assim, além das complicações e do esforço necessário para colocar a vida em ordem novamente, ter o CPF negativado pode acarretar diversos transtornos para o cidadão. Veja-os:

  • Dificuldade na obtenção de financiamentos e créditos bancários.
  • Complicações na contratação de empréstimos.
  • Redução do score de crédito.
  • Limitações para fazer compras em lojas que oferecem crediário.
  • Incapacidade de emitir talões de cheque.
  • Restrições para firmar contratos de aluguel.
  • Risco de rompimento de negócios em andamento.

Veja também: Serasa: Como AUMENTAR a pontuação do seu Score? Descubra!

Entenda a diferença entre SPC e Serasa

SPC e Serasa são organizações que auxiliam empresas a avaliarem a situação financeira das pessoas. Eles desempenham um papel importante ao conceder empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

No entanto, as diferenças entre eles são claras. O SPC, mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), concentra-se principalmente em informações de dívidas relacionadas ao comércio. Por outro lado, a Serasa, uma empresa privada, possui um banco de dados mais amplo, abrangendo informações sobre dívidas tanto do comércio quanto de instituições financeiras.

Em resumo, o SPC é uma lista específica de dívidas do comércio, enquanto a Serasa é mais abrangente, incluindo também informações financeiras.

Como descobrir se estou negativado?

Para saber se você está com restrições no seu nome, basta verificar a situação do seu CPF. Isso pode ser feito gratuitamente online, sendo as opções mais conhecidas a consulta no Serasa e no Boa Vista SCPC.

Para consultar no Serasa, acesse o site ou o aplicativo, crie uma conta ou faça login com CPF e senha, vá para a opção “Meu CPF” e clique em “Dívidas negativadas” para ver a lista de pendências.

No Boa Vista SCPC, acesse o site ou o app, faça o cadastro ou faça login, vá para a seção de “Dívidas” e clique em “Seus débitos (já exibidos no mercado)” para ver as dívidas que podem estar negativando seu nome.

Por fim, é importante lembrar que nem toda dívida resulta em um nome negativado, mas a empresa para a qual você deve pode decidir incluir seu nome a qualquer momento. Por isso, é um risco a ser considerado até que a dívida seja quitada. Além disso, ter dívidas em aberto pode prejudicar sua pontuação no Cadastro Positivo.

Veja também: Quanto tempo para meu nome ficar LIMPO no Serasa? Descubra! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.