Como escrever um artigo para o LinkedIn?

 

Uma das principais ferramentas de difusão de ideias, no mundo corporativo, é o LinkedIn. No contexto de business, ler revistas acadêmicas não é tão comum. Assim, empresários, SEOs e managers costumam obter suas informações pelo LinkedIn.

Porém, escrever um artigo do LinkedIn não é algo simples, apesar de seu formato ser simples. Os artigos não podem ter uma estrutura acadêmica, uma vez que a rede social em questão facilita e propicia uma leitura dinâmica.

Por outro lado, os artigos não podem ser vagos, mesmo se forem curtos. No LinkedIn, artigos sem conteúdo não são lidos, replicados, comentados.

Assim, o que precisa ser considerado, na hora de se escreve rum artigo do LinkedIn? Veja no nosso artigo, e comece a escrever sem parar!

 

1.      Use títulos objetivos

No LinkedIn, evite o uso de títulos subjetivos ou vagos. Eles servem para sites de conteúdo, quando precisam chamar a atenção do leitor, mas no site em questão não.

Os artigos do LinkedIn aparecem em feeds de notícias e eventualmente no mailing do site. Logo, eles precisam chamar a atenção “de cara”, com um título que insinue o que será trabalhado.

Além disso, os títulos não podem ser genéricos, sob o risco de não deixarem o leitor interessado. Um exemplo de título ruim, nesse sentido, seria: “Como fazer o balanço da sua empresa”.

 

2.      Não faça longas introduções

A introdução de um artigo do LinkedIn não precisa (e nem deve) ser uma grande divagação. Seja claro e “vá direto ao ponto”. Diga em 15 palavras o que se artigo pretende, na primeira linha. Depois, traga algumas ideias sobre o assunto, nas linhas seguintes.

Porém, não escreva longas “fábulas corporativas” (a exemplo do livro O monge e o executivo), porque esse formato não funciona em redes sociais – funciona em sites de nicho, porque, sim, existem um nicho “literatura de business”.

 

3.      Evite citar milhares de fontes bibliográficas

Trazer e detalhar os livros que você lê é sempre bom, para que seu artigo faça conexões com os artigos de outros usuários da plataforma, que tenham a mesma referência de leitura que a sua.

Porém, seu artigo não é acadêmico. Então você não precisa trazer milhares de fontes. Se atenha a uma ou duas referências por artigo, e se aprofunde nelas, inclusive, com as suas ideias, concordâncias e discordâncias e afins.

Lembre-se: Não usar todas as suas referências de leitura em um único artigo é uma forma de você encontrar pautas novas.

 

4.      Use uma linguagem equilibrada – nem acadêmica, nem informal

Uma linguagem equilibrada não é nem acadêmica demais, nem informal demais. Isso é, você não está escrevendo para uma revista universitária, e não está conversando com os amigos íntimos.

Lembre-se, as pessoas leem o LinkedIn em celulares e tablets, na empresa e na hora do café. Então, seu artigo precisa ter estruturas fáceis de serem lidas rapidamente, sem que elas sejam vaziam de conteúdo.

Quanto ao vocabulário específico (termos de business etc.), só use se esse for seu nicho.

 

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