[Pensar Cursos - top]

Atendimento ao público: característica necessária

[Atendimento ao público: característica necessária]

A receptividade ao cliente demonstra segurança e credibilidade. O cliente é o principal responsável pelos lucros da empresa e também é aquele que avalia os serviços prestados por ela.

Você já ouviu falar na palavra "ESCUTA"? O cliente quer ser atendido, escutado. Cada um tem perfil diferente, assim é necessário a interpretação e compreensão de seu pedido ou dúvida. Pois de modo geral o bom atendimento se relaciona ao acolhimento do cliente e de suas necessidades. 

Pensando na relação com os clientes e compromisso com os empreendedores, o SEBRAE preparou alguma dicas para o bom atendimento.

Atendimento de qualidade: 11 dicas para atender bem

  1. Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
  2. Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
  3. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.
  4. Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
  5. Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
  6. Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.
  7. Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”.
  8. Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
  9. Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
  10. Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
  11. Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.

Muitas empresas preocupadas com o atendimento capacita diretamente seus colaboradores, como também contrata empresas que prestam este serviço. Mas além destas possibilidades, o profissional que trabalha com o atendimento ao público poderá estar se qualificando por vontade própria.

Atendo a esta necessidade, o Pensar Cursos oferece gratuitamente o curso "Atendimento ao Público". Não perca esta oportunidade se cadastre agora mesmo, clique aqui para fazer sua inscrição.