Quando pensamos em cenários naturais (os chamados biomas), a forma mais simples de caracterizar ele é uma floresta, cheia de árvores e montanhas. Esse cenário não está errado, mas está incompleto.
Existem cerca diversos tipos de biomas, ao redor do planeta, e alguns são bem característicos – como um deserto – enquanto que outros exigem um olhar mais apurado e técnico.
Fato é: em toda a superfície terrestre, há vida animal e vegetal, e a interação entre essas formas de vida, e sua adaptação ao meio faz com que um bioma seja diferente do outro.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Quais são esses biomas? Quais são suas características? Veja em nosso artigo.
Tundra
Tipo de bioma predominante no Ártico e na Antártica, e nas partes árticas dos países próximos.
O clima é de frio extremo (10°C e -40ºC). A vegetação é rasteira. Árvores são quase inexistentes. Tem uma fauna pouco variada.
Florestas boreal (Taiga)
Próximo da tundra, a taiga é o bioma predominante no norte da Europa, e algumas partes da Ásia.
O clima é de frio, com invernos rigorosos e a vegetação é composta principalmente por árvores coníferas, como pinheiros, abetos e lariços.
A fauna é variada e conhecida, com espécies como lobos, ursos, corujas, águias.
Florestas Temperadas mistas
São biomas parecidos com as taigas, mas têm estações mais características (verões amenos, invernos leves). É predominante na maior parte da Europa e América do Norte, e não têm muitas espécies diferentes da floresta boreal, seja em termos de fauna ou flora.
Florestas Mediterrâneas
Biomas da região do Mediterrâneo, como Espanha, Itália e Grécia, com verões quentes e secos e invernos chuvosos.
Uma das arvores mais conhecidas é a oliveira. Há também arbustos floridos. Dentre os animais, podemos citar raposas, cervos, e javalis.
Florestas tropicais
Bioma predominante nas Américas Central e do Sul, e países asiáticos. Caracteriza-se por altas temperaturas (20°C a 40ºC), o ano todo, e clima constantemente úmido. O melhor exemplo é a Amazônia.
Tem uma biodiversidade bastante vasta, que inclui grande variedade de repteis, insetos, aves, além de grandes predadores, como onças, e tigres.
Pantanal
Bioma de transição, entre florestas e savanas, é caracterizado por clima bastante úmido, temperaturas elevadas (30°C-40°C), com predominância de regiões alagadas. É um bioma mais comum na América do Sul e sudeste dos Estados Unidos.
A fauna é variada, e a flora tem predominância de árvores.
Savana
Bioma caracterizado por clima quente ou temperado (10°C-40ºC), com poucas árvores, vegetação rasteira e temporadas de baixa umidade. Ecossistema predominante na maior parte do continente africano, no Brasil é o bioma da região do cerrado, e na Ásia central, a estepe.
Caatinga
Bioma existente apenas no nordeste brasileiro apresenta clima árido, altas temperaturas (30°C-40°C) pouca umidade (temporadas de estiagem), pouca biodiversidade vegetal, e fauna predominantemente de animais terrestres e de pequeno porte.
Deserto
Bioma de baixíssima umidade, presente no continente africano, Oriente Médio, Austrália e Andes, principalmente. Caracterizado por variações diárias extremas de temperatura (0°C-40°C), e pouca biodiversidade, seja em fauna ou flora.