O ENEM é uma prova que foi criada em 1998 para avaliar os estudantes após a conclusão do ensino médio. Hoje, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes do país.
Muitos estudantes querem entender o funcionamento da redação do ENEM para garantir uma pontuação alta. Afinal, sabemos que a redação é responsável por parcela significativa da nota final do candidato no exame.
Uma das maneiras de entender o funcionamento da redação é analisar os critérios usados pelos corretores para avaliar o texto. Dessa maneira, separamos um resumo sobre as competências da redação do ENEM. Confira!
As cinco competências da redação do ENEM
A avaliação da redação do ENEM é feita com base em cinco competências. Cada uma das competências representa um conjunto de habilidades que o candidato deve demonstrar por meio da escrita do texto.
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Ao entender o que cada competência avalia, você poderá direcionar a construção do seu texto para atender a essas expectativas de forma mais eficaz e, consequentemente, garantir mais pontos. Vamos conhecer mais sobre cada uma das competências da redação do ENEM a seguir.
Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
A competência 1 avalia o domínio da norma culta da língua portuguesa. Dessa maneira, o candidato deverá demonstrar que utiliza a língua portuguesa de forma correta, ou seja, que segue as regras gramaticais, de ortografia, pontuação e concordância do português.
Para garantir pontos nessa competência é importante que você evite erros gramaticais e também ortográficos. Ao terminar o seu texto, revise-o com atenção para procurar possíveis erros.
Competência 2: Compreensão da proposta de redação
A competência 2 é responsável por analisar se o candidato compreendeu o tema/linha temática que foi proposto pela prova e se foi capaz de desenvolvê-lo de forma organizada dentro do formato dissertativo-argumentativo.
O primeiro passo para começar a escrever o texto é compreender a proposta da prova. É fundamental que você siga o tema proposto pelo ENEM e organize suas ideias de maneira coerente.
Competência 3: Seleção e organização das informações
A competência 3 analisa a capacidade do estudante de relacionar e interpretar informações relevantes, utilizando-as de maneira estratégica para construir uma argumentação sólida e coerente.
É fundamental que você planeje o seu texto antes de começar a escrever para que você possa escolher cada argumento com atenção e organizar as ideias de forma coerente, bem como os repertórios que serão utilizados para sustentar os seus argumentos.
Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos
A competência 4 avalia o uso de mecanismos linguísticos que garantem a coesão e a coerência do texto, como conectivos e pronomes. É indispensável que o seu texto seja coeso e que você utilize conectivos adequados para garantir a fluidez entre as partes do texto.
Competência 5: Elaboração de uma proposta de intervenção
A competência 5 analisa a capacidade do candidato de propor uma solução para os problemas apresentados ao longo do texto, ou seja, de elaborar um parágrafo de conclusão.
Lembre-se de que a sua conclusão deverá ser coerente e precisará apresentar todos os elementos essenciais, como os agentes. Cada agente deve responder as seguintes perguntas:
- Quem? (quem vai solucionar o problema, ou seja, o agente)
- O quê? (o quê esse agente vai fazer para solucionar o problema)
- Como? (como o agente poderá solucionar problema)
- Para quê? (qual o objetivo de solucionar o problema?)
Tenha em mente que você não deve mencionar o mesmo agente mais de uma vez no parágrafo de conclusão. Algumas opções de agente são:
- Indivíduo;
- Família;
- Ministérios;
- Estado;
- Escola;
- Mídia.
Elemento da Proposta | O que deve conter |
---|---|
Agente | Quem executará a ação (governo, sociedade, escolas, etc.) |
Ação | O que será feito para solucionar o problema (campanhas, reformas, treinamentos) |
Modo de Execução | Como será realizada a ação (metodologia, recursos, etapas) |
Finalidade | Qual o objetivo da intervenção (reduzir desigualdade, melhorar o acesso à saúde) |
Direitos Humanos | Proposta deve respeitar os direitos humanos e ser ética |
Agora que você conhece as competências exigidas, comece a praticar e aprimore sua redação para garantir uma pontuação alta no ENEM!
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