Como treinar escrita criativa? 5 técnicas para aprimorar seu texto

 

Escrever um texto é razoavelmente simples. temos uma estrutura, palavras com funções gramaticais específicas, algumas técnicas…

Agora, escrever criativamente, isso é uma tarefa complexa, porque envolve tudo isso que falamos acima, mais doses de criatividade, originalidade e inovação.

Muita gente pensa que escrita criativa se reduz a literatura. O que é um erro. Escrever criativamente significa escrever algo de um jeito original, único.

Mais do que isso, é construir um texto, sem usar as mesmas palavras e posicionamentos que todos usam. Essa perspectiva faz com que a escrita criativa sirva para, praticamente, todos os gêneros.

Claro que alguns gêneros, como o técnico são muito mais difíceis de se usar criatividade. Em bulas de remédio, por exemplo, não pode haver subjetividade.

Mas no caso de textos publicitários, informativos, ou argumentativos, a criatividade pode ser essencial. então, como treinar ela? Confira essas dicas:

 

1.      Leia textos variados

Ler textos de vários gêneros é sempre uma boa alternativa, para você começar a pensar com criatividade e originalidade.

Primeiro, porque você descobre o que já foi feito – e como foi feito.

Segundo, porque leituras variadas ampliam o repertório.

Terceiro, porque com leituras variadas, você pega referências que pode usar, explicita ou implicitamente, em seu texto.

 

2.      Reescreva textos que você gosta

Reescrever textos de autores que você gosta, mas usando suas palavras, é uma forma de treinar criatividade e originalidade, a partir de um tema ou enredo comum.

Embora seja muito mais fácil de ser feito com literatura (afinal, em um conto, temos um enredo), pode ser usada, por exemplo, para você treinar gêneros como informes, circulares e boletins.

O importante é você pensar o tema principal, mas de uma forma que faça mais sentido para você. Ou seja, você vai colocar suas marcas de pessoalidade no texto.

 

3.      Reescreva os seus textos

Reescrever algo que você fez, algum tempo antes, é um ótimo exercício, porque exige que você pense suas ideias antigas por uma nova perspectiva. A ideia aqui é: você mudou, então seu texto vai mudar com você.

Isso incluí repensar as palavras, a estrutura do texto e mesmo o objetivo dele. Também, incluir e excluir referências, acrescentar figuras de linguagem, mudar o tom e a formalidade.

O exercício é, justamente, ter liberdade criativa em cima de um texto seu.

 

4.      Procure sinônimos de palavras que você usa sempre

Às vezes, o grande problema de um texto é o excesso de palavras repetidas. Para evitar esse problema, pesquise sinônimos de palavras que você usa sempre.

Por exemplo, você vai descrever um relatório de lucros. Ao invés de usar os mesmos termos de sempre, procure sinônimos, mas que tragam a mesma ideia.

 

5.      Escreva cartas para você mesmo

Escrever uma carta sujo destino é você é um exercício bom, porque permite você escrever sem ficar se jugando em termos de conteúdo ou forma.

Logo, é o lugar para você fazer experimentações diversas, ver o que funciona e o que não funciona, e afins.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.