As notas alcançadas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permitem o acesso a diversas oportunidades acadêmicas e profissionais.
A cada edição, milhões de estudantes aguardam a divulgação do resultado, que abre caminhos não apenas para universidades públicas e privadas do Brasil, mas também para estudos internacionais, financiamentos estudantis, bolsas de estudo e até a certificação do ensino médio.
Acesso ao ensino superior público: Sisu
A principal porta de entrada para quem busca uma vaga no ensino superior gratuito é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Neste sistema, o candidato usa sua pontuação no Enem para disputar uma das 261.779 vagas ofertadas em 124 instituições públicas distribuídas pelo Brasil. São mais de 6.800 cursos de graduação disponibilizados anualmente.
A edição de 2026 permitirá utilizar as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Entretanto, é fundamental não ter zerado a redação e ter concluído o ensino médio para participar, já que os chamados treineiros não são aceitos nesta seleção.
Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado
Bolsas de estudos em instituições privadas: Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.
Para concorrer, o estudante pode utilizar as notas do Enem das duas últimas edições, desde que tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas, além de nota acima de zero na redação.
Ao longo do ano, são realizados dois processos seletivos, voltados para estudantes que não tenham diploma de curso superior. O programa oferece vagas para ampla concorrência e cotas específicas, para candidatos PCD (Pessoas com Deficiência), indígenas, negros e de baixa renda.
Para pleitear a bolsa integral, a renda familiar máxima é de 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda não pode exceder três salários mínimos per capita.
Financiamento estudantil: Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos a cursos superiores em instituições privadas. É necessário ter realizado qualquer edição do exame a partir de 2010, conquistar média acima de 450 pontos e não zerar a redação.
A renda familiar por pessoa precisa ser de até três salários mínimos, com reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e PCDs.
O novo Fies Social destina 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico e com renda de até meio salário mínimo. Em 2025, mais de 112 mil vagas foram ofertadas em dois processos seletivos, assegurando oportunidades no início de cada semestre.
Ingresso facilitado em faculdades de Portugal
As notas do Enem também podem ser reaproveitadas em processos seletivos de instituições de ensino superior portuguesas.
Vinte e seis universidades, institutos politécnicos e escolas superiores de Portugal possuem convênio para aceitar o desempenho dos candidatos brasileiros.
Entre as instituições portuguesas conveniadas estão a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Coimbra e o Instituto Português de Administração de Marketing.
Vale reforçar que os convênios não contemplam transferência de recursos nem financiamento do governo brasileiro, cabendo ao estudante se organizar quanto a questões financeiras e documentação.
Outras formas de ingresso e aproveitamento das notas
Muitas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, possuem seleções próprias que utilizam o resultado do Enem como critério exclusivo ou complementar ao vestibular tradicional.
Além disso, parte das universidades federais permite que o estudante utilize a nota do Enem para ingressar em mais de um processo seletivo ao longo do ano.
Certificação do ensino médio pelo Enem 2025
Uma possibilidade para quem busca concluir os estudos é utilizar o Enem como forma de certificação do ensino médio. Para isso, o participante precisa ter, no mínimo, 18 anos na data da primeira prova, alcançar no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e obter 500 pontos na redação.
A certificação pelo Enem havia sido suspensa em 2017, mas volta a vigorar em 2025. Para muitos jovens e adultos, representa a solução para regularizar a situação escolar e acessar vagas no mercado de trabalho ou cursos superiores.
Papel do Enem para os treineiros
O Enem também é utilizado por estudantes do tipo treineiro, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e realizam o exame para autoavaliação.
Embora não possam utilizar as notas para ingresso no ensino superior, eles aproveitam a oportunidade para conhecer a estrutura das provas, identificar dificuldades e aprimorar estratégias de estudo. Vale mencionar que as notas dos treineiros são divulgadas apenas sessenta dias após os demais candidatos.
Como é estruturada a prova do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado anualmente pelo INEP, é composto por 180 questões objetivas distribuídas em quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Além disso, é realizada uma redação que solicita do candidato a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo.
A aplicação das provas do Enem 2025 ocorre nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país, com exceção de algumas cidades do Pará devido à realização da COP30, onde acontecem em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Após a divulgação dos resultados, a expectativa dos inscritos se volta para os processos seletivos e demais oportunidades que o exame proporciona.
Resumo das principais oportunidades pelas notas do Enem 2025
- Sisu: acesso a mais de 261 mil vagas em universidades e institutos federais.
- Prouni: bolsas integrais e parciais em faculdades privadas, com processos seletivos semestrais.
- Fies: financiamento estudantil para graduação, com mais de 112 mil vagas anuais.
- Convênios com Portugal: acesso facilitado a 26 instituições portuguesas.
- Seleções próprias: diversas faculdades utilizam as notas do Enem para ingresso direto.
- Certificação: obtenção do diploma do ensino médio para maiores de 18 anos.
A seguir, entenda como calcular a nota do Enem:
Confira mais sobre o Enem 2025 aqui no portal Pensar Cursos.









