Vamos conversar sobre como podemos te ajudar

Preencha o formulário e entraremos em contato o mais breve possível
Aguarde, enviando contato!
Logotipo Pensar Cursos Logotipo Pensar Cursos
Logotipo Pensar Cursos

Como estudar para concursos?

dica de preparação para concurso público

Vinicius Teixeira Rangel Vinicius Teixeira Rangel |
Como estudar para concursos?
Como estudar para concursos?

Bem, se essa é a primeira vez que você está estudando para concurso, estes conselhos são para você. Porém, se você está há algum tempo nessa jornada, as dicas a seguir poderão ajudá-lo a fazer um scanner sobre a sua metodologia de estudos.


Por onde começar?

De repente, sai um edital com um cargo que te interessa e você, finalmente, decide que ser servidor é o que deseja. Talvez, você tenha sido demitido recentemente ou está insatisfeito com o seu atual trabalho. Mas, como e por onde começar? A primeira coisa a fazer é escolher um edital para estudar, independente se ele tenha sido publicado ou não. Estudar aleatoriamente só vai fazer com que você se sinta desmotivado. Sem metas não chegamos a lugar algum.


Encontre uma motivação

Bem, todos nós precisamos de algum estímulo, seja ele interno ou externo. É imprescindível que a motivação venha de você mesmo, afinal, é você quem passará horas e horas estudando. Você quer estabilidade? Defina isso como sua meta final. Deseja uma boa remuneração salarial? Coloque no papel o que você deseja adquirir com essa renda. Se sentir motivado o ajudará a superar os desafios que são inerentes a vida do concursando.


Escolha um local para estudar

Lógico, a escolha do local de estudos tem tudo a ver com a sua rotina. Decida por um local que seja só seu e que não tenha de dividi-lo com ninguém. Coloque o seu material, organize-o, faça esse ambiente ser só seu, ter o seu jeito. Torne-o mais confortável possível. Vale colocar canetinhas coloridas, post-it, foto do seu pet e tudo mais… pense que esse será o seu Front de guerra pelos próximos meses (ou anos).


Crie uma rotina de estudos

Até aqui, você já definiu as suas metas, a sua motivação e o seu local de estudo. Agora é a hora que você vai começar a planejar a sua rotina para absorver, de vez, o conteúdo necessário para a prova. Com o edital em mãos, planeje os dias para cada disciplina. Defina um horário para estudar e tente, ao máximo, ser fiel a essa planilha. Desenvolva um hábito de estudos para que o seu cérebro possa absorver e armazenar todo o conteúdo aprendido.


Abrir mão é essencial

Bem, se você é concurseiro de primeira viagem, não podemos esquecer que para obter a aprovação é fundamental abrir mão de algumas coisas. Sabe aquela balada de fim de semana? Ou aquela viagem que você estava planejando? E aquele futebol de domingo? Não digo que você vai ter que deixar de ser um ser sociável, mas se a prova do edital estiver próxima, é interessante que você dedique o seu tempo somente a ela. Afaste-se de hábitos ruins, como bebidas alcoólicas, alimentos hiper calóricos ou atividades desgastantes. Lembre-se: apesar de difícil, a vida de concurseiro é maravilhosa. Além de aprender coisas novas todos os dias, você estará se superando diariamente.